domingo, 7 de fevereiro de 2010

SORTE DE HOJE DO ORKUT

Ao entrar no orkut, há alguns dias, fui direto ver meus recados. Ao responder todos, voltei para página inicial e então vi a sorte de hoje com a seguinte frase: Um homem sem conhecimento é como um selvagem da floresta. Parei um pouco e comecei a refletir. Depois de algum tempo, comecei a me perguntar: será que um homem da floresta é realmente sem conhecimento? Conclui que não. O homem da floresta desenvolve técnicas para sua sobrevivência, desde ferramentas para caçar e pescar, como equipamentos de defesa. O homem da floresta tem sua audição aguçada para perceber qualquer barulho invasivo, como a aproximação de animais ou qualquer outro tipo de ameaça. Desenvolve agilidade de pensamentos e estratégias para cercar sua caça, assim como conhece também ervas medicinais talvez muito melhor do que a gente, homens da cidade. Enfim, tudo que ele precisa para sobreviver no seu habitat, que é a floresta. Agora vem me dizer que um homem da floresta é sem conhecimento? Conta outra vai...

O homem da floresta não precisa saber dirigir, não precisa ler a Folha de São Paulo para saber que um rapaz foi baleado em uma troca de tiros entre policiais e bandidos, não precisa dominar o computador como um engenheiro da computação e nem saber construir um prédio como um engenheiro civil – apesar do homem da floresta saber construir suas casinhas perfeitamente sem ajuda da escola.


Pensamos que ao morar na cidade, uma pessoa se torna melhor ou mais sábia do que quem ainda mora no campo. Se comparado às grandes técnologias sim, mas pouco importa a técnologia para os que ainda vivem na área rural, ou até mesmo em lugares ainda não tão explorados, como em tribos indígenas. Tv de plasma eu aposto que não é um material tão cobiçado por eles, assim como os habitantes da cidade. O preconceito não é uma boa forma de condução de uma idéia. Devemos admirar o homem da floresta, ou então deixá-los em paz, porque eles são felizes como nós, mas vivem de forma diferente, não tirando o mérito deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário