terça-feira, 17 de maio de 2011

DECISÕES

Frequentemente nós somos colocados em situações que necessitam de decisões. Decisões essas que muitas vezes não nos dão a oportunidade de pensar na melhor opção. Quando temos que escolher entre duas coisas que nos fazem felizes, sempre ficará aquela sensação de vazio dentro de nós, pois um prazer jamais substitui o outro.

A minha vida, como todas as outras, sempre foi repleta de decisões. Muitas delas, principalmente as mais complicadas, estão bem frescas na minha memória. Já sofri antes de decidir entre continuar ou seguir em frente. Já sofri antes de decidir entre dois caminhos, assim como sofri também por simplesmente não ter decidido.

Atualmente, tenho tomado muitas decisões. Algumas delas me beneficiaram espiritualmente. Em outras, beneficiei mais do que fui beneficiado. Constantemente tomo decisões, e muitas delas estão me afetando. Talvez minha vida não estivesse tão boa caso não tivesse tomado algumas atitudes dolorosas, ou talvez, sem essas atitudes dolorosas, minha vida estaria boa do mesmo jeito, mas diferente, com prazeres diferentes, com pessoas diferentes. Acho que a autonomia de escolhermos os nossos caminhos é boa, porque quando imagino a minha vida atual, diferente do que ela está sendo, e me imagino longe dessas pessoas que eu tanto gosto, não consigo encontrar outra oportunidade de ter conhecido essas mesmas pessoas em outro lugar, caso minhas decisões tivessem sido diferentes. Apego-me muito às pessoas, e talvez esse seja um dos grandes motivos que me faz sofrer na distância de alguém. Sinto saudade delas, e principalmente dos momentos que juntos proporcionamos um dia.

Quando decidimos por um caminho, estamos abrindo mão de lugares, pessoas, momentos diferentes daqueles que iremos viver. Isso não quer dizer que escolhemos caminhos errados, porque ou você sairá melhor do que se tivesse escolhido o outro, ou você sairá pior. Mas lembre-se de que quem irá pagar o preço de uma escolha particular, muito mais do que as pessoas que você envolverá, é você mesmo. O principal preço é você quem paga, e se serão preços agradáveis, prazerosos, lucrativos, isso seus passos que determinarão. Cada escolha nos conduz a lugares diferentes, e cada desafio vencido é uma escolha: a de persistir.

Já fiz algumas escolhas que foram contra a minha vontade, mas que foi a única saída que encontrei para que todos os envolvidos se saíssem bem. Nossas escolhas, por mais particulares que seja, nunca envolverá somente nós mesmos, mas todos que estarão vivenciando cada momento. Pensando atualmente, há alguns dias fiz uma escolha, não pensando somente em mim, como em tudo que eu envolveria e prejudicaria caso escolhesse pelo caminho do coração. Ainda não estava no momento de abrir mão de tanta coisa assim, pensando no bem geral. Nenhum sonho, nenhuma vontade, nenhum momento é conquistado sozinho, pois precisamos de pessoas para cumprir aquilo que queremos, por mais particulares que seja. Preocupando-me não só comigo, como no resultado e no reflexo que isso causará entre as pessoas que comigo vivem, tomo decisões muitas vezes dolorosas, mas que em longo prazo compensará. Por enquanto, vivo um dia de cada vez, pois foi uma forma que encontrei de refugiar-me desse futuro incerto.






“O bem particular é resultado do bem geral. Quem quiser ser feliz há-de convencer-se de que sacrificou ao bem geral uma parte dos seus prazeres individuais” (Coração, Cabeça e Estômago, de Camilo Castelo Branco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário